"Assim, pois: de qualquer maneira, nesta história, pelo menos no começo - e o começo é tudo - Turíbio Todo estava com a razão"
Para aproveitar mais a leitura (ou releitura) do canto, fique atento às questões centrais e aos temas transversais do texto.
Turíbio todo, seleiro preguiçoso, ao voltar de uma pescaria frustrada encontra sua mulher o traindo com o ex-militar Cassiano Gomes. Sem fazer escândalo, o sertanejo planeja e executa sua vingança, porém o tiro que estava endereçando a Cassiano acaba encontrando o irmão do ex-militar. Após esse engano faltal, Turíbio foge para o sertão e passa a se esconder, pois sabe que Cassiano saíra no seu rastro, buscando vingança pelo irmão.
Os dois entram em um jogo de gato e rato longo e que se estende por toda a região, perseguindo-se e caçando-se mutuamente. Cardíaco grave, Cassiano acaba ficando doente e impossibilitado de continuar sua perseguição, vendo-se assim obrigado a ficar em um povoado pacato e esquecido. Nesse lugarejo, conhece Vinte-e-um e intervém para que o filho deste não morra de doença.
Profundamente grato pela generosidade de Cassiano, Vinte-e-um promete tomar a vingança do ex-militar para si. Quando Turíbio retorna de São Paulo, onde foi esconder-se, é recebido e executado por Vinte-e-um.
Turíbio Todo - seleiro, "papudo, vagabundo, vingativo e mau" de acordo com o narrador. Após surpreender a traição de sua mulher busca vingança, mas acaba assassinando a pessoa errada. Depois disso, foge para rincões distantes, esperando hora propícia de voltar.
Dona Silivana - esposa de Turíbio e pivô do duelo. Ela age também como complicadora em alguns momentos da história.
Cassiano Gomes - ex-militar que anda sempre armado com sua winchester e sua parabellum e amante de D. Silivana passa a história a caçar Turíbio pelo sertão a fora para vingar-se do assassinato de seu irmão.
Vinte-e-um: rapaz sertanejo e pobre que é ajudado por Cassiano e por quem nutre uma enorme dívida de gratidão. Com a morte do ex-militar, assume para si a vingança contra Turíbio.
Sistema de valores sertanejos;
Narrador com opinião sobre os seres e os fatos;
Descrição detalhada das paragens sertanejas;
Passagem do tempo e concepção de duelo.