""
Para aproveitar mais a leitura (ou releitura) do canto, fique atento às questões centrais e aos temas transversais do texto.
Manuel Fulô e o médico do vilarejo conversam sobre histórias passadas, quando o valentão Targino entra no botequim e anuncia a Manuel que no dia seguinte, ele irá se deitar com a noiva deste. Embora todos aconselhem Manuel recuar e deixar passar a afronta de Targino, ele decide trocar sua amada mula, Beija-Fulô, com Toniquinho das Águas, em troca de um feitiço para fechar seu corpo e poder enfrentar o valentão.
Manuel Fulô: protagonista da história, Manuel não chega nem a ser um completo malandro, nem um completo valentão e muito menos um completo vagabundo. Manuel existe em Laginha de forma mansa, mantendo sua mula, Beija-Fulô, com orgulho
Doutor: médico de Laginha, amigo de Manuel. Mostra-se interessado pelas suas histórias, motivando a conversa.
Targino: o valentão de Laginha, homem ruim e violento. Antagoniza com Manuel.
Toniquinho das Pedras: grande cobiçador de Beija-Fulô, é um pedreiro que também age como curandeiro, responsável pelo feitiço de fechar o corpo de Manuel.
Maria das Dores: noiva de Manuel Fulô, moça bonita e dócil, objeto de desejo de Targino.
Na conversa entre o médico e Manuel Fulô, este conta diversas histórias passadas, recheando o conto de narrativas encapsuladas, aumentando a carga dramática e auxiliando no desenvolvimento dos personagens. Os dois conversam sobre:
Os antigos valentões do lugar e suas mortes trágicas;
A briga de Adejalma Dêjo com o tropeiro;
Como os personagens chegaram em Laginha;
A convivência de Manuel Fulô com os ciganos, o golpe que lhes aplicou e as consequências para si.