""
Para aproveitar mais a leitura (ou releitura) do canto, fique atento às questões centrais e aos temas transversais do texto.
O menino Tiãozinho ajuda na travessia de um comboio de bois que está levando uma carga de marmelada para entrega e um defunto para ser enterrado. Guiando esse comboio está Agenor Soronha, amante da mãe de Tiãozinho, que trata Tiãozinho com rudeza e crueldade. Enquanto o comboio ruma para seu destino, os bois conversam entre si, contando histórias de outros tempos, principalmente do boi Rodapião, que começou a pensar como humanos.
Ao longo da viagem, eles encontram uma carroça que quebrou pois seu condutor insistiu em subir um terreno muito íngreme e perigoso. Apesar desse aviso, Agenor Soronha insiste em tentar o mesmo caminho, para não perder tempo. Porém, em um misto de delírio, sonho realidade, Tiãozinho deseja fortemente que a carroça tome, matando Agenor. Quando o desejo se realiza, sem saber se foi por sua vontade ou pela vontade dos bois, Tiãozinho sente culpa.
Manuel Timborna: o informate da história principal. Diz que ouviu os fatos narrados de outra pessoa, que ouviu de um animal. Sua participação implica em pouca credibilidade ao que será narrado.
Tiãozinho: garoto fraco e pequeno, sofre pela crueldade de Agenor Soronha. Acabou de perder o pai e está ajudando a levar seu corpo para o sepultamento.
Agenor Soronha: tirano e rude. Agenor é amante da mãe de Tiãozinho e trata o garoto com crueldade.
Januário: pai de Tiãozinho, de saúde frágil. Aparece nos flashbacks da história.
Buscapé, Namorado, Capitão, Brabagato, Dansador, Brilhante, Realejo e Canindé: bois que fazem a tração da carroça de Agenor e conversam durante o caminho.
Boi Rodapião: boi famoso entre seus iguais, que contam sua história. A partir do momento que começou a pensar como seres humanos, perdeu-se, rumando para seu próprio fim.
Confusão e alternância de vozes
> busque separar e ordenar as múltiplas vozes que compõem a história: as vozes dos bois, as vozes dos humanos, a voz do narrador
Construção dos personagens
> Os bois e os humanos são personagens com o mesmo status
> A individualidade e a coletividade (eu/nós e os outros)
A maestria na contação da história e na montagem do enredo:
> Enredo que se enreda e entrelaça
> A forma com que as múltiplas histórias são contadas
> Histórias paralelas que se entrelaçam
> Tensão entre delírio ou realidade
> Fatos narrativos oferecidos a conta gota
A presença do pensamento lógico e filosófico
> O boi Rodapião e o seu desenvolvimento
> Intertexto com o mito da caverna
> Lógica, silogismo
> O pensar como humano e seu preço
> A racionalidade e a irracionalidade